14 fevereiro, 2007

FOUCAULT'S LES MOTS ET LES CHOSES.

“O HOMEM NÃO É O MAIS VELHO PROBLEMA NEM O MAIS CONSTANTE QUE SE TEM POSTO AO SABER HUMANO. ESCOLHENDO UMA CRONOLOGIA RELATIVAMENTE CURTA E UM ESPAÇO GEOGRÁFICO RESTRITO — A CULTURA EUROPEIA DESDE O SÉCULO XVI —, PODE-SE ESTAR CERTO DE QUE O HOMEM É UMA INOVAÇÃO RECENTE. NÃO FOI EM TOMO DELE E DOS SEUS SEGREDOS QUE, POR LONGO TEMPO, OBSCURAMENTE, O SABER RONDOU. DE FACTO, ENTRE TODAS AS MUTAÇÕES QUE AFECTARAM O SABER DAS COISAS E DA SUA ORDEM, O SABER DAS IDENTIDADES, DAS DIFERENÇAS, DOS CARACTERES, DAS EQUIVALÊNCIAS, DAS PALAVRAS — EM SUMA, NO MEIO DE TODOS OS EPISÓDIOS DESTA PROFUNDA HISTÓRIA DO MESMO -, UM ÚNICO, AQUELE QUE COMEÇOU HÁ UM SÉCULO E MEIO E QUE TALVEZ ESTEJA EM VIAS DE SE ENCERRAR, DEIXOU APARECER A FIGURA DO HOMEM. (...) O HOMEM É UMA INVENÇÃO, E UMA INVENÇÃO RECENTE, TAL COMO A ARQUEOLOGIA DO NOSSO PENSAMENTO O MOSTRA FACILMENTE. E TALVEZ ELA NOS INDIQUE TAMBÉM O SEU PRÓXIMO FIM.” (AS PALAVRAS E AS COISAS, EDIÇÕES 70, LISBOA, 1991, P.421).

UNE ARCHÉOLOGIE DES SCIENCES HUMAINES WAS PUBLISHED IN 1966. IT WAS TRANSLATED INTO ENGLISH IN 1970 UNDER THE TITLE THE ORDER OF THINGS: AN ARCHAEOLOGY OF THE HUMAN SCIENCES (FOUCAULT HAD PREFERRED L'ORDRE DES CHOSES FOR THE ORIGINAL FRENCH TITLE, BUT CHANGED THE TITLE TO SUIT THE WISHES OF HIS EDITOR).
THE BOOK OPENED WITH AN EXTENDED DISCUSSION OF DIEGO VELÁZQUEZ'S PAINTING LAS MENINAS AND ITS COMPLEX ARRANGEMENT OF SIGHT-LINES, HIDDENNESS AND APPEARANCE. THEN IT DEVELOPED ITS CENTRAL CLAIM: THAT ALL PERIODS OF HISTORY POSSESSED CERTAIN UNDERLYING CONDITIONS OF TRUTH THAT CONSTITUTED WHAT WAS ACCEPTABLE AS, FOR EXAMPLE, SCIENTIFIC DISCOURSE. FOUCAULT ARGUED THAT THESE CONDITIONS OF DISCOURSE CHANGED OVER TIME, IN MAJOR AND RELATIVELY SUDDEN SHIFTS, FROM ONE PERIOD'S EPISTEME TO ANOTHER.

A OBRA DE MICHEL FOUCAULT LES MOTS ET LES CHOSES ABORDA UMA HISTÓRIA OU ARQUEOLOGIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS, INDEPENDENTE DE DADOS REFERENTES A QUESTÃO DE TEMPO, SUJEITO E CONTEXTO GEOGÁFICO. COM ISSO, FOUCAULT TRABALHA A PARTIR DE UMA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DINÂMICA, DESCENTRALIZADA E NÃO UNITÁRIA. Posted by Celeste Almeida

Nenhum comentário: