20 abril, 2011

VII ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA ARTE HIBRIDA – CNPq/UFBA





Salvador, 19 de abril de 2011

VII ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA ARTE HIBRIDA

O ESPAÇO DA IMAGEM

O VII ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA ARTE HIBRIDA – CNPq/UFBA - será realizado em Curitiba, Brasil, no período de 11 a 15 de julho
de 2011, sob a organização dos Profs. Juliane Fuganti e Roberto Pitella, mestrandos do programa de pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia e profs. da EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná).
A palavra Imagem é um termo elástico que aborda muitos conceitos. Lucia Santaella em Linguagens Líquidas na Era da Mobilidade, inspirada em Zigmunt Bauman, informa que a metáfora dos líquidos tem sido utilizada com freqüência como atributo das sociedades, da vida, dos corpos e do amor contemporâneos. No universo digital, texto, imagem e som não são mais o que costumavam ser. Todos deslizam uns para os outros, sobrepõe-se, complementam-se, confraternizam-se, unem-se e separam-se, entrecruzam-se. Tornaram-se leves, perambulantes. Perderam a estabilidade que a força de gravidade dos suportes fixos lhe emprestava. Viraram aparições, presenças fugidias que emergem e desaparecem ao toque delicado da ponta de nossos dedos em minúsculas teclas ou superfícies sensíveis ao toque. Voam pelos ares a velocidades que competem com a da luz. Cada vez menos, a comunicação está confinada a lugares fixos e os novos modos de telecomunicação têm produzido transmutações na estrutura da nossa concepção cotidiana do tempo, do espaço, dos modos de viver, aprender, agir, engajar-se, sentir, provocando reviravoltas em nossa afetividade, em nossa sensualidade, nas crenças que acalentamos e nas emoções que nos assomam.
Durante o encontro teremos apresentação de comunicação de pesquisadores de Curitiba, bem como uma Instalação intitulada “imagens x imagens” que reunirá imagens produzidas pelos componentes do grupo, entre outros artistas de Curitiba convidados pelos organizadores desse evento. Para aqueles que não trabalham com a imagem, podem enviar fotografia de seus trabalhos mais recentes. Esta mostra apresentará uma diversidade visual sobre um único suporte de caráter instável, quase sólido, quase líquido, quase vapor.
O material deverá ser enviado até o dia 11 de junho, impreterivelmente, para o programa de pós-graduação em artes visuais, UFBA, através do e-mail mesarte @ufba.br
As imagens não devem exceder o número de cinco para cada participante, com nome do autor, técnica, ano etc. e 200 dpi de resolução.
É de suma importância que todos os membros participem da exposição.
Saudações,
Maria Celeste de Almeida Wanner e Eriel Araujo
Líder e 2º lider

Nenhum comentário: