24 outubro, 2011

14a JORNADA DO CENTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS PEIRCEANOS - PUC- SAO PAULO

14a JORNADA DO CENTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS PEIRCEANOS - PUC- SAO PAULO




DESCONSTRUÇÃO E RE-SIGNIFICAÇÃO DO OBJETO DO SIGNO: DA FOTOGRAFIA E BILLBOARD ART

Maria Celeste de Almeida Wanner
Universidade Federal da Bahia –UFBA

Péricles Mendes - Orientando
Universidade Federal da Bahia –UFBA

Resumo

Este texto visa propor uma reflexão sobre o objeto do signo nas artes visuais contemporâneas, mais especificamente a relação entre a imagem fotográfica e a Billboard Art, através de uma releitura deste suporte publicitário com base na Semiótica do filósofo-lógico-matemático norte-americano, Charles Sanders Peirce (1839-1914). A imagem fotográfica é discutida como signo visual, na qual esta é portadora do processo de semiose ainda que possua um referente latente e incondicional, desobrigando-a de uma interpretação mais subjetiva, todavia sua variedade/ habilidade de se colocar como objeto estético e permeado de significados, que faz da fotografia um signo variável, multifacetado. Tais interconexões devem-se, sobretudo ao fato de a Ciência da Informação demandar uma melhor compreensão da informação no que concerne aos processos de significação. Nesse artigo busca-se identificar os pontos de convergência existentes entre a Ciência da Informação e a Semiótica tendo em vista ampliar a compreensão do fenômeno informacional na contemporaneidade através das perspectivas teóricas e práticas decorrentes dessa interação.

Palavras-chave: Semiótica, Fotografia, Billboard art.

















SEGUNDO ARTIGO
EQUIVALENTS: ALFRED STIEGLITZ E O DESPELHAMENTO NA FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA


Maria Celeste de Almeida Wanner
Universidade Federal da Bahia –UFBA

Valter Ornellas - Orientando
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Universidade Federal da Bahia –UFBA

Resumo

Através da Semiótica Peirceana, propomos reflexões sobre aspectos de contemporaneidade nas fotografias de nuvens – Equivalents - de Alfred Stieglitz, reconhecidas como os primeiros registros fotográficos de teor abstrato. No século XXI, o objeto do signo na fotografia, ao invés da mimese indicial, passou a ser investigado como objeto reinventado, despelhado.

Palavras-chave
Charles Peirce; Semiótica; Objeto-Signo; Alfred Stieglitz; Fotografia contemporânea; Despelhado.

















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